Por que repentinamente uma célula começa a se reproduzir de forma descontrolada, produzindo outras mal formadas? 

O nome científico disso é Carcinogênese. 

 

A partir dessa reprodução descontrolada se forma um tumor.
Existem indutores de risco que levam á maior ou menor facilidade disso acontecer. Para cada pessoa eles são diferentes tornando esse risco maior ou menor. Fatores incontroláveis, como por exemplo os genéticos acontecem sem que possamos , na grande maioria das vezes ,evita-los. 
Denomina-se GENE a unidade funcional da hereditariedade. É neles que estão contidos os ácidos nucleicos (DNA e RNA) que dão a individualidade a cada indivíduo.

 

Mutação é o fator de mudança induzida ou própria (no caso de ser hereditária) capaz de subverter a estrutura genica da célula. À Isso dá-se o nome de ONCOGENESE. 
Em oposição existem genes supressores, que corrigem a ação dos oncogenes Se os supressores tiverem uma mutação ou perda de função Os tumores aparecerão. 
Para a proteção celular, além dos supressores existem os genes de reparação, que são produtores de proteínas capazes de reconhecer, corrigir e eliminar as mutações que regulam a proliferação celular.

 

O importante é sabermos, quais os fatores que causam as mutações?
O principal causador é o FUMO. 30% dos canceres no mundo são causados por ele. Canceres de Boca, faringe, seios da face, estômago, pâncreas, laringe , traqueia, rins , bexiga e até colo uterino podem ter como causa , o fumo. No pulmão 85% a 90% são de fumantes, ex fumantes ou fumantes passivos.
O ALCOOL além de potencializar a ação do fumo é responsável pelos tumores malignos de fígado, esôfago, mamas e tumores de cabeça e pescoço.
OBESIDADE e VIDA SEDENTÁRIA: São causadores de 50% dos casos de câncer de endométrio, 40% dos de esôfago, 25% dos de cólon.. 

 

Para evitar essa incidência é preciso fazer 4 horas de atividade física por semana e controlar o peso.
Aí então chegamos a quinta causa de mutações: a ALIMENTAÇÃO. A aflatoxina liberada pelo Arpergillus, (fungo presente em alimentos mal conservados), provoca tanto na África como na Ásia, grande quantidade dos tumores malignos de fígado.

 

GÊNERO; tumores de mama são mais comuns em mulheres enquanto os de estomago são mais comuns em homens
INFECÇÕES : a maioria por vírus HPV , hepatites B e C (HBV e HCV) . Retrovirus, Bactérias (Helicobacter pylori) é até vermes como o Shistosoma haematobium que é responsável por 10% dos tumores de vias urinárias são fatores de risco.
RADIAÇÕES, solares, raioX, agentes químicos como imunossupressores e a poluição podem produzir mutacões .
Importantes é : 

 

EVITAR OS FATORES QUE PODEMOS : EXPOSIÇÃO EXAGERADA AO SOL, FUMO, ALCOOL, OBESIDADE , SEDENTARISMO E ALIMENTAÇÃO INADEQUADA.
ISSO DIMINUIRÁ EM 60% A POSSIBILIDADE DE TERMOS UM TUMOR MALIGNO.

Como aparece o câncer?

Por Dr. Rubens Paulo Gonçalves